As obras de reurbanização da orla no trecho entre as ruas 319 e 323B, no bairro Meia Praia, seguem em ritmo avançado em Itapema e já entram na fase final de execução. O trecho, com cerca de 500 metros, está sendo requalificado com infraestrutura moderna e integrada, servindo como projeto-piloto para o modelo de urbanização que será aplicado após o futuro alargamento da faixa de areia.
As equipes já concluíram a pavimentação das calçadas e das pistas, além da implantação da ciclovia, que também já recebeu pintura e sinalização viária completas. O avanço do cronograma permitiu a liberação gradual do trecho, garantindo mais organização e fluidez ao trânsito local.
Atualmente, os trabalhos concentram-se nos ajustes finais da infraestrutura urbana, como instalação da iluminação pública e acabamentos complementares. O projeto contempla ainda galerias de drenagem pluvial, passeio público acessível e cabeamento subterrâneo, ampliando a segurança, a acessibilidade e a valorização da orla.
Uma área localizada próxima ao rio permanecerá temporariamente interrompida para a montagem da roda-gigante, prevista para a metade do ano que vem. Após a instalação, o espaço também será urbanizado, com a implantação de parque infantil, áreas de descanso e contemplação, além da requalificação do espaço da ‘Orada da Santinha’, ampliando as opções de lazer e convivência para moradores e visitantes.
Além de qualificar o espaço urbano, a obra também estrutura os acessos ao Píer Oporto, empreendimento viabilizado por meio de parceria público-privada, integrando a intervenção pública ao planejamento turístico e urbano da região.
Segundo o secretário de Governo e Infraestrutura, Marcelo Correia, a obra representa um novo padrão para a Meia Praia.“Esse trecho foi pensado como um projeto-piloto, com critérios técnicos de planejamento urbano e foco em funcionalidade, acessibilidade e segurança. Ele prepara a orla para o futuro alargamento da faixa de areia e para a integração com o Píer, que será um novo marco para o turismo da cidade.”

