Ação ocorre durante o recesso escolar e reforça as medidas de prevenção contra a dengue
Com o aproveitamento do recesso escolar, agentes de combate às endemias de Itapema iniciaram a aplicação do tratamento perifocal em escolas municipais da cidade. A ação integra as medidas preventivas contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
Ao todo, 32 escolas municipais serão atendidas. Somente nesta semana, 25 unidades já receberam o tratamento, contemplando bairros como Morretes, Várzea, Sertão do Trombudo e Meia Praia. A previsão é de que os trabalhos sejam concluídos nesta quarta-feira (21), com todas as escolas da rede municipal atendidas.
O trabalho utiliza a estratégia de Borrifação Residual Intradomiciliar, conhecida como BRI, que consiste na aplicação de inseticida por meio de borrifação nas paredes internas e externas de prédios públicos. A técnica é aplicada em pontos estratégicos onde os mosquitos adultos costumam repousar e tem se mostrado eficaz na redução do número de infecções por dengue nas áreas onde é implantada.
A BRI é uma medida complementar ao tratamento focal, que elimina as larvas do mosquito, e ao fumacê, utilizado em áreas mais amplas para o controle dos mosquitos adultos.
O secretário de Educação, Valdir Nesi Filho, destacou a importância da ação preventiva. “Aproveitamos o recesso pra fazer esse trabalho nas escolas, pensando principalmente na segurança de quem usa esses espaços todos os dias. É importante cuidar do ambiente agora, pra quando os alunos e os profissionais voltarem, tudo esteja mais tranquilo. É um cuidado a mais com a saúde e com o bem-estar de toda a comunidade escolar.”
A ação faz parte de um trabalho contínuo da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, realizado em todos os órgãos públicos do município. Neste momento, as escolas estão sendo priorizadas em razão do recesso escolar, mas o tratamento também será aplicado em Unidades Básicas de Saúde, centros sociais, prédios da segurança pública, presídio, rodoviária, entre outros espaços públicos.

