A atividade faz parte dos treinamentos desenvolvidos para a temporada de verão, voltados a aprimorar o tempo de resposta
A Guarda Municipal de Itapema realizou na tarde desta quinta-feira (11) uma simulação operacional envolvendo suas equipes especializadas, a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e o GRR (Grupo de Resposta Rápida). A atividade integra o ciclo de capacitações desenvolvido para a temporada de verão, período em que o fluxo de moradores e visitantes aumenta e exige respostas ainda mais rápidas e eficientes por parte das forças de segurança.
Durante a simulação, foram testados protocolos táticos, comunicação integrada e procedimentos de abordagem, além de cenários práticos que exigiram tomada de decisão imediata e coordenação entre as equipes.
Uma das frentes destacadas foi a atuação com motocicletas, que compõem a pronta resposta da Guarda Municipal. O uso desse formato permite agilidade no deslocamento em áreas de grande circulação, além de ampliar a capacidade de intervenção rápida em ocorrências na orla e em pontos de difícil acesso.
O secretário de Segurança Pública, Wanderley Dias, destacou a importância da iniciativa, afirmando que o município segue investindo em capacitação contínua. “Essas simulações são fundamentais para manter nossa Guarda preparada, atualizada e pronta para atuar com segurança e profissionalismo. É um trabalho que fortalece o serviço prestado aos moradores e visitantes de Itapema”, ressaltou.
Além da capacitação das equipes especializadas, a Secretaria de Segurança Pública reforça que, para a temporada, o conjunto de ações de segurança será ampliado. O monitoramento e o rádio patrulhamento e o patrulhamento ostensivo a pé serão intensificados em toda a orla da praia, garantindo maior presença preventiva nos pontos de maior circulação. Também serão instaladas barreiras policiais nas entradas da cidade, com o objetivo de coibir furtos de veículos e reforçar o controle de acesso ao município.

