Foto: Divulgação / Celesc
A Celesc, em parceria com empresas de telecomunicações e com o apoio das prefeituras municipais, retirou mais de 150 toneladas de cabos irregulares e obsoletos dos postes da rede elétrica em Santa Catarina ao longo de 2025. As ações ocorreram em 52 municípios de diferentes regiões do estado e fazem parte do programa permanente de organização e compartilhamento da infraestrutura.
A iniciativa tem como foco aumentar a segurança da população, melhorar a confiabilidade do sistema elétrico, reduzir riscos de acidentes e contribuir para a organização urbana. A retirada de cabos fora de uso também facilita os serviços de manutenção da rede elétrica e o atendimento aos consumidores.
As ações são realizadas de forma integrada, envolvendo a Celesc, as empresas de telefonia responsáveis pelos cabos e as prefeituras municipais, que atuam como parceiras fundamentais em diversas cidades, apoiando a mobilização local, o planejamento das frentes de trabalho e a orientação à comunidade.
De acordo com Carlos Eduardo Marcussi, gerente do Departamento de Telecomunicações e Compartilhamento da Celesc, o resultado expressivo é fruto da cooperação entre os envolvidos.
“Esse é um trabalho contínuo, que depende da união de esforços. Celesc, empresas de telecomunicações e prefeituras atuam juntas para tornar as cidades mais seguras, organizadas e com uma rede elétrica mais confiável”, destaca.
A Celesc segue promovendo novas ações ao longo do ano, priorizando locais com maior concentração de cabos irregulares e mantendo diálogo permanente com municípios e empresas de telecomunicações.
Mutirões em Florianópolis retiram mais de 30 toneladas de cabos em 2025
Somente em Florianópolis, os mutirões de limpeza de postes realizados ao longo de 2025 já resultaram na retirada de 26 toneladas de cabos obsoletos ou irregulares. As ações ocorrem em parceria com empresas de telecomunicações e com o apoio da Prefeitura, priorizando vias com grande circulação de pessoas e áreas com maior concentração de fiação fora de uso. Além de melhorar o aspecto visual da cidade, os mutirões contribuem para a redução de riscos à população, a organização do espaço urbano e a segurança das equipes que atuam na manutenção da rede elétrica.
Ações de fiscalização
O trabalho de fiscalização da Celesc envolve a regularização e limpeza de cabos na rede compartilhada, focando na remoção de fios clandestinos, fora dos padrões técnicos ou desativados. As empresas de telecomunicações são notificadas para corrigir irregularidades em até 30 dias, e, em casos mais graves, a remoção dos cabos é realizada para garantir a segurança.
O excesso de fiação nos postes geralmente ocorre devido ao uso irregular da infraestrutura por empresas sem contrato com a Celesc ou por instalações não autorizadas. Para utilizar os postes da distribuidora, é necessário que as empresas de telecomunicação apresentem um projeto à Celesc para obter a devida liberação e formalização do contrato de compartilhamento.
Além de aumentar a poluição visual, as práticas irregulares afetam a tarifa de energia, já que 60% da receita gerada pelo aluguel dos postes é revertida para a redução das tarifas dos consumidores. A comunidade também pode reportar situações de risco, como cabos rompidos ou baixos, pelo telefone 0800 048 0196.
O post Celesc e empresas de telecomunicações retiram mais de 150 toneladas de cabos irregulares em SC apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

