Pacientes amputados da Udesc Cefid desfilam na segunda com transmissão ao vivo

Escrito em 14/11/2025
ASCOM | UDESC

Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), realizará o Desfile Amputação em Movimento – Moda e Inclusão por meio do projeto de extensão Reabilitação Multidisciplinar em Amputados (Ramp) na próxima segunda-feira, 17, às 14h, no Auditório Deputada Antonieta de Barros, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), no Centro de Florianópolis.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Quem não tiver condições de comparecer pode acompanhar tudo na transmissão ao vivo pelo canal da Udesc Cefid no YouTube.

O desfile foi idealizado pelos pacientes e membros do projeto da Fisioterapia da Udesc Cefid e contará com cerca de 15 participantes na passarela, com roupas adaptadas produzidas por estudantes da graduação em Moda do Centro de Artes, Design e Moda (Ceart).

“A proposta é celebrar o encerramento das atividades semestrais do Ramp, com o tema ‘Corpos em movimento’, abraçando a diversidade, a autoaceitação e a elevação da autoestima dos participantes”, destaca a coordenadora do Ramp, professora Soraia Cristina Tonon da Luz.

“O objetivo é não apenas enaltecer a confiança e a visibilidade dos participantes, mas também sensibilizar o público para questões cruciais como inclusão e respeito às diferentes realidades corporais”, afirma a docente, que lidera também o programa de extensão Reabilitar e Integrar e o Laboratório de Biomecânica e integra o Departamento de Fisioterapia e o Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia (PPGFT).

Roupas adaptadas

A realização do evento conta com recursos do Programa de Apoio à Cultura da Udesc (Procult) e apoio de diversos parceiros. Na Udesc Ceart, as professoras Neide Schulte, coordenadora do programa de extensão Ecomoda, e Gabriela Kuhnen orientaram estudantes da disciplina de Moda e Sustentabilidade, da quarta fase do curso de graduação em Moda, na produção de roupas adaptadas para o desfile.

Nesse trabalho, estudantes de Moda fizeram medidas dos participantes do Ramp, entrevistas para saber dos gostos pessoais e produção de manequins. “O desfile contará com os participantes exibindo roupas que melhor lhes representem, mostrando ou não suas próteses e dispositivos auxiliares de marcha, além de compartilhar suas histórias de superação”, ressalta a professora Soraia, da Udesc Cefid.

A produção das roupas tem consultoria da Bullock Inclusion, organização fundada pela empresária Samanta Bullock, ex-atleta de tênis em cadeira de rodas da seleção brasileira.

Registro dos bastidores

Os bastidores da produção de roupas foram fotografados e filmados pelo projeto de extensão Jornalismo e Ação Comunitária (JAC), coordenado pelas professoras Melina de la Barrera Ayres e Isabel Colucci Coelho, do Departamento de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc). “No dia do desfile, o público também poderá prestigiar a mostra fotográfica com imagens desses bastidores”, ressalta Soraia.

O Desfile Amputação em Movimento – Moda e Inclusão também conta com os seguintes parceiros: Projeto Natação e Polo Aquático para Todos (NPA), da Udesc Cefid; institutos Me AdaptoAlke e OtovidaProjeto Patinhas Solidárias, da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul); consultoria Consolidar; e healthtechs (empresas de saúde e tecnologia) Nonno – Cuidadores de Idosos e LimbX – Próteses Biônicas.

Reabilitação humanizada

Criado em 2012, o Ramp tem atividades que incluem atendimentos presenciais, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis, e online para pessoas amputadas, além de grupo de estudos e seminário científico.

O atendimento é voltado a pessoas que sofreram amputação de membros e necessitam de reabilitação tanto no ambiente hospitalar quanto no ambiente ambulatorial, antes ou depois de começar a usar a prótese.

A ação da Udesc Cefid, que atende cerca de 50 pessoas a cada semestre, promove a atenção à saúde dos participantes de forma humanizada e buscando o cuidado integral, com avaliações físico-funcionais, avaliações biomecânicas e atendimento específico individual e em grupo.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biomecanica.cefid@udesc.br e pelo perfil do Ramp no Instagram.

Serviço

O QUÊ: Desfile Amputação em Movimento – Moda e Inclusão.
QUANDO: 17 de novembro, das 14h às 18h.
ONDE: Auditório Deputada Antonieta de Barros, Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc), Rua Dr. Jorge Luz Fontes, nº 310, Centro, Florianópolis.

Assessoria de Comunicação da Udesc Cefid
Jornalista Rodrigo Brüning Schmitt
E-mail: comunicacao.cefid@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8637 

O post Pacientes amputados da Udesc Cefid desfilam na segunda com transmissão ao vivo apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

.