Com o programa Gente Especial, o Governo do Estado realizou o maior repasse da história para instituições que trabalham com a educação especial: foram cerca de R$ 340 milhões para as mais de 240 instituições especializadas conveniadas.
O aumento do valor dos repasses foi de 21% em relação ao ano anterior.
Desde 2023, os recursos já aumentaram quase 39%.
Os valores beneficiam ações para mais de 30 mil educandos em todo estado em Apaes, AMAs, associações de surdos, de síndrome de down, de pessoas com deficiência visual, entre outras.
O Estado também ampliou a fiscalização para garantir a correta aplicação dos recursos.
Além disso, capacitou mais de 6 mil profissionais que atuam diretamente com os educandos em todas as regiões.
A presidente da Fundação Catarinense de Educação Especial, Jeane Rauh Probst Leite, fala sobre a atuação na área em 2025:
SONORA
Em 2025, a Educação Especial também conquistou uma cadeira no Conselho Estadual de Educação e reforçou o apoio pedagógico nas Coordenadorias Regionais de Educação com 41 professores da FCEE atuando diretamente nas escolas para fortalecer a inclusão social e educacional para pessoas com deficiência na rede estadual de ensino.
Com o sistema FCEE Digital, também foi possível emitir mais de 88 mil carteiras de PcD no estado, garantindo mais acesso às políticas públicas na área.
Em dezembro de 2025, foi inaugurado o novo Prédio de Atendimento e Ensino Especializado da Fundação, em São José, com investimento do Governo do Estado de R$ 32 milhões, com espaços adequados e acessíveis para os cerca de 600 atendimentos diários realizados na sede da instituição.
Repórter: Marcos Lampert
O post BOLETIM – Retrospectiva 2025: Gente Especial se consolida como um dos maiores programas de apoio para Educação Especial do Brasil apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

