Fotos: Divulgação / Casan
O Programa Socioambiental da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) relacionado ao Sistema de Esgotamento Sanitário do Saco Grande, retomou as atividades no Bairro Monte Verde. A primeira ação do ano ocorreu nesta semana com jovens atendidos pelo Projeto Bairro Educador do Monte Verde, em Florianópolis.
A proposta apresentou conceitos da ecologia por meio de um jogo de pega-pega. Cada grupo desempenhava um papel na relação ecológica, simbolizando diferentes níveis da pirâmide alimentar em um ecossistema natural: o capim (produtor de energia e base da cadeia alimentar), o preá (consumidor primário) e a onça (consumidor secundário e topo da cadeia). A brincadeira com as crianças representou de forma lúdica os conceitos de cadeia alimentar, predação, competição interespecífica, quando indivíduos de uma mesma espécie disputam alimentos escassos, e desequilíbrio ambiental. Participaram da atividade, 27 alunos com idades entre 7 a 14 anos.
“As atividades de educação ambiental se adaptam ao momento, ao local e cenário que as crianças estão inseridas. Por isso, fizemos uma brincadeira para adequar-se ao momento das férias”, explica a bióloga e Educadora Ambiental, Lara Chula Martins, que atua na equipe do Programa Socioambiental da Casan.
O programa busca aproximar a Companhia dos moradores das regiões de abrangência das obras de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, com ações de divulgação do sistema, atendimento para esclarecimentos e prestação de informações, além de ações de educação ambiental nas escolas e Projetos Sociais. As atividades abordam temas relacionados ao saneamento e meio ambiente, promovendo rodas de conversa, palestras, oficinas de arte, cultura e trabalhos manuais, além de gincanas e mutirões de limpeza. Só em 2025, mais de 750 crianças e adolescentes participaram das atividades do programa na região.
As atividades do Programa Socioambiental são aprovadas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e pela Secretaria Municipal de Educação e serão executadas durante todo o processo de implantação do empreendimento. As obras de esgotamento na região vão beneficiar aproximadamente 33 mil moradores dos bairros João Paulo, Monte Verde, Saco Grande, Cacupé, Santo Antônio de Lisboa e Sambaqui e têm investimento de R$196 milhões, com recursos garantidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
O post Programa socioambiental da Casan retoma atividades no Bairro Monte Verde apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

