As obras de pavimentação da área de escape na Serra Dona Francisca começaram no km 17.
O trecho é um dos mais íngremes da SC-418 e tem um alto fluxo de veículos pesados.
A intervenção faz parte de outras melhorias estruturais feitas para aumentar a segurança viária na região Norte do Estado.
As estruturas dos quilômetros 15 e 17 vão ser as duas primeiras áreas de escape em rodovias estaduais de Santa Catarina.
O secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper, destacou o impacto direto da obra na preservação de vidas.
SONORA
As duas estruturas seguem padrões de engenharia adotados em rodovias de serra com tráfego intenso de cargas.
Elas incluem características como pista de acesso pavimentada, permitindo a entrada controlada de veículos em situação de emergência.
Além de uma área de escape com alta resistência ao rolamento, projetado para reduzir a velocidade de caminhões com falha nos freios.
A Serra Dona Francisca é um dos principais corredores logísticos do Norte catarinense, ligando o Planalto Norte ao litoral e ao Porto de São Francisco do Sul com alto tráfego de caminhões.
Em descidas extensas, falhas no sistema de freios de veículos pesados estão entre os principais fatores de risco para acidentes graves.
Com a implantação das áreas de escape, o Governo do Estado reforça o compromisso com a modernização das estradas catarinenses e a preservação de vidas.
Repórter: Eduardo Melo
O post Governo de Santa Catarina inicia pavimentação de área de escape na Serra Dona Francisca apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

