Foto: Luciane Lemos/Ascom SAS
O Plano Estadual de Políticas para as Mulheres, idealizado pela vice-governadora, Marilisa Boehm, e lançado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família (SAS), está na fase final de elaboração e sua primeira versão será disponibilizada para consulta pública no primeiro trimestre de 2026. As diretrizes para sua implementação estão previstas para agosto do mesmo ano e o investimento foi de R$ 1.008.000,00.
“O Plano Estadual de Políticas Públicas para as Mulheres é uma das ações que fazem parte do compromisso que o governador Jorginho Mello e eu assumimos com Santa Catarina. Estamos investindo fortemente no setor de Segurança Pública para fazer o enfrentamento da violência doméstica e nas áreas de Saúde, Educação e empreendedorismo para que elas possam ter qualidade de vida e condições adequadas para construir seu futuro”, afirmou Marilisa Boehm.
Mas, segundo ela, é preciso mais. “E este Plano, que está na etapa final, é um complemento essencial para tudo isso. Por meio dele, vamos conhecer as demandas das mulheres em todo estado. A partir daí, o Governo do Estado poderá criar políticas ainda mais eficientes de acordo com as realidades de cada região”, destacou.
O documento reunirá diretrizes e metas voltadas à promoção de políticas públicas que consideram a diversidade das mulheres em seus aspectos sociais, políticos, econômicos, culturais e ambientais. “O plano é inédito em Santa Catarina e prevê o fortalecimento de programas, projetos e serviços em áreas como saúde, educação, trabalho, habitação, assistência social, segurança pública, segurança alimentar e nutricional e turismo”, explica a gerente de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos da SAS, Fabiana de Souza.
O Plano Estadual de Políticas para as Mulheres conta com uma equipe contratada especialmente para isso. São seis especialistas, entre mestres e doutoras, que trabalham com foco na elaboração deste documento que será um instrumento estratégico para nortear ações e diretrizes do Estado voltadas à promoção da equidade de gênero, combate à violência, autonomia econômica e garantia de direitos para as mulheres catarinenses.
As profissionais atuam em atividades de pesquisa, diagnóstico e apoio técnico, contribuindo diretamente com a formulação de propostas alinhadas à realidade do estado e às demandas apresentadas pelas mulheres em diferentes regiões. Entre os pontos analisados estão o quantitativo demográfico de mulheres e meninas por município de Santa Catarina, faixa etária, raça, etnia, orientação sexual, composição familiar, aspectos socioeconômicos, grau de escolaridade e um comparativo entre empregabilidade, renda, condições e jornada de trabalho.
Mais informações:
Jornalista: Luciane Lemos.
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916 e-mail: ascom@sas.sc.gov.br
O post Plano Estadual de Políticas para Mulheres está na fase final de elaboração apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

