Retrospectiva 2025: Seplan fortalece planejamento com base em indicadores, desenvolvimento territorial e gestão de projetos e processos

Escrito em 30/12/2025
Seplan | ASCOM

Foto: Arquivo/Seplan

A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) ampliou o acesso à informação qualificada em 2025, levando conhecimento técnico acessível à população. Além disso, disponibilizou métodos e ferramentas inovadoras para a gestão e planejamento das lideranças governamentais.

A Seplan promoveu a visibilidade dos indicadores socioeconômicos e territoriais, por meio da comunicação simples e análise dos dados oficiais. Nesse sentido, promoveu articulações que levaram a debates públicos e tomadas de decisões para a revisão dos limites territoriais. Ampliou seu apoio aos órgãos da administração pública, disponibilizando recursos humanos, metodológicos e tecnológicos. As iniciativas contribuíram para a modernização de projetos e processos que levam a efetivos resultados para a sociedade.

Recriada pelo governador Jorginho Mello em 2023, a Seplan consolidou em 2025 seu papel estratégico na administração catarinense com visão de longo prazo. Ao longo do ano, empenhou-se em coordenar a formulação do planejamento com base em evidências, visando a construção de políticas públicas efetivas para a população. Em síntese, por meio de estudos técnicos, quantitativos e qualitativos, orientou projetos, processos e ações cruciais para o desenvolvimento socioeconômico, aprimoramento da gestão pública e organização territorial.

“Ao olharmos para a trajetória de Santa Catarina em 2025, é fundamental reconhecermos o papel do planejamento na gestão de políticas públicas. Estivemos empenhados em integrar planejamento, monitoramento dos indicadores, desenvolvimento territorial, gestão de projetos e processos. E sempre com base em dados sólidos e articulações intersetoriais”, afirmou o Secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira. “Santa Catarina segue como referência nacional em qualidade de vida, emprego, segurança, desenvolvimento econômico e capital humano. Sob a liderança do Governo do Estado, contamos com a dedicação das equipes da Seplan, de todas as secretarias, municípios, entidades representativas e com o apoio da população que acredita no potencial do nosso estado”, complementou Fabricio Oliveira.

Estratégia de desenvolvimento estadual

Em 2025, a Seplan desenvolveu o “Avança SC – Estratégia de Desenvolvimento Estadual 2035” atendendo a uma demanda do Governo do Estado. Acima de tudo, o plano foi concebido para colocar Santa Catarina na vanguarda do desenvolvimento sustentável e da gestão pública moderna e eficiente. A robustez da iniciativa implicou em meses de trabalho e envolveu lideranças, especialistas, pesquisadores, setor produtivo, representantes regionais e sociedade.

O Avança SC tem o lançamento previsto para os primeiros meses de 2026. Oferece análises aprofundadas da realidade catarinense (diagnóstico), projeções de cenários (prognóstico) e respeito às singularidades regionais de Santa Catarina. O plano foi concebido para resistir ao tempo e garantir o progresso permanente, sendo um marco para orientar políticas, investimentos e iniciativas estratégicas nos próximos dez anos. Integrada ao plano, a Plataforma Avança SC monitora mais de 250 indicadores em cinco eixos estratégicos. Assim sendo, a população pode acompanhar, em tempo real, os resultados.


Indicadores socioeconômicos robustos

A Seplan monitora os dados e indicadores socioeconômicos, de forma contínua. Em 2025, promoveu a visibilidade de dados quantitativos e análises qualitativas em profundidade, para o acompanhamento da imprensa e da população. Lançou mais de 20 estudos e boletins sobre indicadores econômico-fiscais, mercado de trabalho, competitividade dos estados, adensamento populacional, bem como atualizações de painel interativo.

A Secretaria promoveu a assimilação dos dados por meio de infográficos, releases e presença nas mídias sociais. Assim, levou conhecimento rápido e acessível ao público em geral. Primordialmente, as análises permitiram identificar tendências, gargalos e oportunidades, fortalecendo o alinhamento entre planejamento, orçamento e execução.

Em suma, a Seplan contextualizou a liderança catarinense em vários setores. O Estado foi eleito como o mais Seguro do Brasil, o mais competitivo em capital humano e o segundo no Ranking Geral de Competitividade dos Estados (CLP). O estado apresenta a menor taxa de desemprego e a segunda maior renda do país (PNAD Contínua; Censo IBGE). Assim, tem a sexta maior economia do país, o quinto maior PIB per capita (IBGE) e a maior proporção de domicílios com segurança alimentar (PNADC/A).

Ademais, Santa Catarina ocupou o segundo lugar no Índice Brasil de Inovação e Desenvolvimento (IBID 2025/INPI) e demonstrou alto crescimento do emprego em Tecnologia da Informação e Comunicação (RAIS). Registrou a segunda menor taxa de analfabetismo no país (PNADC – Educação); e a menor proporção de jovens que nem estudam e nem trabalham (PNAD Contínua). Apresentou a melhor distribuição de renda do país, medida pelo menor Índice de Gini (PNAD Contínua). Ao mesmo tempo, revelou ter a segunda maior taxa de domicílios com internet (PNADC-TIC); dentre outros destaques em 2025.

Cartografia em prol do planejamento

Foto: Gerência de Cartografia e Integração Territorial – Arquivo Seplan SC

A Seplan realizou o projeto de “Revisão e Detalhamento Cartográfico dos Limites Municipais de Santa Catarina” em parceria com o Laboratório de Geoprocessamento da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Dessa maneira, os 295 municípios catarinenses tiveram seus mapas atualizados na escala 1:10.000. Foi utilizado um Sistema de Informação Geográfica que permite a visualização 3D dos municípios, garantindo maior precisão ao traçado das divisas intermunicipais.

A iniciativa visa corrigir imprecisões estabelecidas pela Lei nº 13.993/2007, eliminando as “áreas de sombra” que são faixas de até 250 metros onde há incerteza sobre a responsabilidade administrativa dos serviços públicos. Portanto, com o sistema utilizado, a margem de erro deve cair para 2,5 metros. A partir de 2026, a Seplan irá elaborar pareceres técnicos sobre as solicitações de correção dos limites municipais. Isso será feito conforme a nova Lei nº 19.495/2025 aprovada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) em outubro.

Parcerias intersetoriais

A Seplan e a Secretaria de Proteção e Defesa Civil (SPDC) estabeleceram uma cooperação técnica para a realização doPrograma Resiliência na Prática”. Ele será coordenado tecnicamente pela Seplan em apoio ao Programa SC Protegida e Resiliente. Esta iniciativa estratégica visa aprimorar o planejamento e a gestão territorial sustentáveis, com foco na resiliência climática dos municípios.

O Programa é estruturado como uma ferramenta interativa que integra diversas etapas metodológicas até se estruturar em um Plano Conceito de Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Em suma, o objetivo é fortalecer as capacidades municipais, preparando e orientando a implementação de investimentos locais em resiliência climática. Além disso, conta com R$2 milhões de reais em recursos a fundo perdido do Banco Mundial (BIRD), por meio do Programa Japão–Banco Mundial para a Integração da Gestão de Riscos de Desastres, com prazo de execução para outubro de 2027.

Processo de engajamento municipal

Em 2025, a Seplan desenvolveu uma série de atividades para a preparação da 6ª Conferência Estadual das Cidades de Santa Catarina, que acontece nos dias 27, 28 e 29 de janeiro do próximo ano em Joinville. É importante enfatizar o engajamento municipal com 146 municípios realizando suas conferências, o que representa 50% dos municípios catarinenses. Além das conferências com a formulação de propostas para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU) e a eleição dos delegados municipais.

Foram realizadas reuniões, teleconferências, estudos, relatórios, estruturação de comissões, planejamento de eventos, entre outros. A etapa estadual é preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades que acontece de 24 a 27 de fevereiro de 2026. A etapa nacional visa consolidar as propostas municipais e estaduais para a construção da PNDU. O foco será em habitação, mobilidade, saneamento e desenvolvimento urbano, com atenção especial às periferias e à inclusão social.


Consolidação da gestão por processos

O Escritório de Gestão de Processos (Eproc) da Seplan consolidou métodos e ferramentas que elevaram o nível de maturidade organizacional da administração pública. O foco esteve em aumentar a transparência, previsibilidade e tomada de decisão baseada em evidências.

Em 2025, o Eproc desempenhou papel fundamental ao auxiliar a administração pública em sua missão de entregar serviços com precisão, agilidade e confiança. Atuou como facilitador para que os órgãos incorporassem princípios de inovação em suas atividades e fluxos de trabalho pavimentadores da transformação digital. Especialistas alocados nos órgãos auxiliaram na estruturação de processos críticos, prestaram suporte técnico e promoveram a cultura de gestão por processos para a melhoria contínua. Com isso, o Estado encontra-se ainda mais capacitado para planejar, executar e sustentar processos estratégicos.

Foto: Arquivo Seplan SC

Com um Plano de Trabalho aprimorado, o Escritório ampliou sua capacidade operacional, contando com 60 especialistas (bolsistas de pesquisa) atuando em mais de 40 órgãos da administração pública. Os especialistas integram os Núcleos de Gestão de Processos dos órgãos e atuam diretamente na revisão, otimização e institucionalização de processos internos e planos estratégicos. Dessa forma, fortalecem a capacidade do governo de operar com previsibilidade, eficiência e transparência. 

Por meio do Eproc, a Seplan atuou de forma integrada com os servidores dos órgãos. A agregação contribuiu para elevar a maturidade organizacional da administração pública e reforçar a gestão orientada a resultados. Esse esforço visou transformar prioridades governamentais em resultados concretos, apoiando secretarias e autarquias na qualificação de ações de alto impacto social e econômico. 

Atualmente, o Eproc superou a marca de 1.000 processos de negócios publicados e mais de 600 em desenvolvimento. Ao longo do ano, foram produzidos mais de 40 diagnósticos organizacionais, oito capacitações e três edições do Eproc Day, que juntos impactaram cerca de 850 participantes.

Mapeamento de processos no Plano de Governo

Por meio do Eproc, a Seplan atuou em programas prioritários do Plano de Governo, ao longo do ano de 2025. Realizou o mapeamento e a padronização dos processos vinculados a programas como Estrada Boa Rural, Programa de Incentivo ao Esporte e Profisco, por exemplo. Auxiliou em iniciativas que impactam diretamente o desenvolvimento socioeconômico e estrutural do estado. Esse trabalho teve como foco eliminar gargalos, reduzir retrabalhos, aprimorar fluxos e fortalecer a governança, resultando em maior eficiência e previsibilidade nas entregas.

Ainda no tocante a projetos de grande impacto, destaca-se o trabalho que vem sendo desenvolvido junto à Secretaria de Estado da Fazenda (SEF), Diretoria do Tesouro. Estão sendo mapeados os processos em sete gerências, visando a estruturação de um Sistema de Inteligência de Dados, com recursos do Profisco II, para atender todas as diretorias da SEF.

Além destas ações, cabe ressaltar as desenvolvidas em órgãos como PGE, SES, JUCESC, SIE, SED, CGE e SEMAE. Atuou, também, na condução dos trabalhos para o desenvolvimento da Política Estadual de Inteligência Artificial, juntamente com SCTI, FAPESC, SAPIENS e CIASC. A relevância das contribuições levaram a novos agendamentos para 2026. Esses estão relacionados a atividades de gestão estratégica e melhoria de processos em demais órgãos da administração estadual.

Impacto direto em resultados

Em 2025, o apoio técnico e metodológico da Seplan impulsionou resultados que levaram ao reconhecimento tanto do Eproc quanto de órgãos públicos estaduais. Entre os destaques, cabe ressaltar a premiação no Agile Trends Gov 2025, pelo apoio à Epagri na estruturação da sua Cadeia de Valor Digital. Paralelamente, graças ao suporte metodológico, o Iprev obteve a Certificação Pró-Gestão RPPS, com aderência total às exigências de auditoria. 

Além disso, o prêmio PMI-SC Melhores do Ano 2025 reconheceu o Projeto de Reestruturação do Eproc como um dos três mais relevantes em Santa Catarina. Outrossim, o Eproc conquistou o VII Prêmio Destaque SINPOSC, pelo trabalho da especialista Keyla Sabrina Moreira na categoria Boas Práticas e Melhoria de Processos. A premiação levou ao convite para integrar o Grupo Nacional de Peritos da Rede PCI Conecta, responsável por alinhar diretrizes, integrar fluxos e estruturar a Política Nacional de Busca de Pessoas Desaparecidas.

A produção de conhecimento também ganhou destaque ao longo do ano. O livro “Transformação por Processos no Setor Público – Eficiência na Gestão Estratégica” foi elaborado por especialistas e servidores. Este reúne artigos, casos de sucesso, metodologias e instrumentos aplicados em órgãos estaduais, consolidando a parceria entre Seplan e Fapesc. Primordialmente, a obra preenche uma lacuna na literatura especializada e consolida uma referência para equipes técnicas e gestores. Isto porque apresenta boas práticas voltadas à eficiência, governança, inovação e melhoria contínua.

Consolidação da gestão por projetos

Ao longo de 2025, a Seplan, por meio do Escritório de Gestão de Projetos (Eproj), ampliou a cultura de gerenciamento de projetos em todo o Estado de Santa Catarina. Antes de mais nada, a Seplan coordena todos os projetos e programas do Plano de Governo. 

O Escritório apoia os órgãos e entidades estaduais na estruturação e gerenciamento dos projetos, assegurando que os compromissos do Plano de Governo se transformem em entregas reais à população catarinense. São monitorados cerca de R$12 bilhões em recursos planejados, com aproximadamente R$6 bilhões já executados, em mais de 300 projetos estruturados em 22 programas estratégicos. Em síntese, Isso garante maior eficiência, transparência e controle do gasto público e ampliam o acesso a serviços essenciais, educação e crédito.

Estas ações beneficiam famílias em situação de vulnerabilidade e pequenos empreendedores, impulsionam a infraestrutura logística, fortalecem a competitividade da economia catarinense, atraem investimentos, geram emprego e renda e muito mais. O Plano de Governo tem atualmente 90% dos Programas lançados, sendo 22% concluídos, com 81 projetos entregues. 

Projetos estratégicos e setoriais

A Seplan estruturou e acompanha sistematicamente uma carteira de projetos estratégicos de alto impacto, voltados ao futuro de Santa Catarina. Os projetos apoiam os portfólios setoriais que alcançam mais de 2.700 projetos em execução, somando R$ 34 bilhões planejados em recursos. Destes, R$ 10 bilhões já foram executados, somando cerca de 2.000 projetos entregues e concluídos, todos cadastrados e monitorados pelo Projeta SC, o que garante transparência, controle e foco em resultados. Alguns destaques são o Coopera Agro SC, VOA SC, Programa de Inovação Educacional (PIE), Ampliação de Vagas no Sistema Prisional, Escola Boa, SC Mais Protegida e Resiliente, SC Rural 2, entre outros. 

A Seplan, por meio do Eproj, atua fortemente na qualificação dos projetos que visam a captação de recursos via operações de créditos, com agentes financeiros internacionais, como Banco Mundial, a exemplo dos programas: Programa Santa Catarina Protegida e Resiliente, SC Rural 2, Programa de Recuperação e Manutenção Segura e Resiliente de Rodovias Estaduais. Apoia, também, projetos junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID):  Modernização da Gestão Fiscal do Estado de Santa Catarina –  Profisco II, além de demais operações de crédito junto ao BNDES (1, 2, 3), que financiam Projetos do Programa Estrada Boa.

Monitoramento por projetos

Foto: Página principal e tela de dashboard do Projeta SC – Arquivo Seplan

O Eproj desenvolveu, em 2025,  uma nova versão do Projeta SC. O sistema oficial de monitoramento dos projetos estaduais, agora está mais moderno e integrado. Esta nova versão incorpora os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os princípios ESG, alinhando as ações do Governo de Santa Catarina às melhores práticas globais de sustentabilidade, governança e responsabilidade social. Dessa forma, agrega um diferencial que fortalece a imagem do Estado e amplia sua atratividade para investidores.

Fortalecimento da governança por projetos

A Seplan recrutou, em parceria com a Fapesc, 70 especialistas em projetos, capacitando-os com mais de 80 horas de formação técnica, nas temáticas da metodologia de gestão de projetos, governamental, licitações e contratos, boas práticas de engenharia e ambiental, ferramentas e sistemas, análise de dados, entre outros. Alocou especialistas em 35 Núcleos de Gestão de Projetos (Nuproj) nos órgãos e entidades estaduais, elevando o nível de gestão dos projetos na administração pública.

Ao mesmo tempo, o Eproj realizou eventos como o III Encontro de Gestão de Projetos Públicos de Santa Catarina – Seplan, e participou de forma consistente de iniciativas como 1º Congresso Conseplan; Fórum Nacional Conseplan; Summit Cidades; Agile Trends Gov 2025, Congresso Catarinense de Gestão, Projetos e Liderança do PMI-SC (CCGPL 2025); Seminário Internacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Segurança Pública (SICTI 2025), entre outros. Ademais, dois Núcleos de Gestão de Projetos (Nuproj), apoiados pela Seplan/Eproj, foram finalistas do Prêmio Melhores do Ano PMI 2025. O Nuproj da Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) concorreu como Melhor Projeto e o Nuproj da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de SC (Epagri) concorreu como melhor PMO. 

O time Seplan/Eproj participa de Grupos de Trabalho do Governo Estadual em apoio aos órgãos, a saber os GTs Aviação, Sinal Bom, Eficiência Energética, Infraestrutura Escolar, Fundo Soberano, Núcleo Especial de Gestão de Projetos, Fundo Agro, entre outros. 

Em 2025, a pasta realizou centenas de reuniões de monitoramento estratégico com os órgãos, além de diversas capacitações em gerenciamento de projetos e benchmarking com instituições e governos de todo país. As iniciativas fortaleceram a governança, agilizaram entregas, qualificaram os projetos e garantiram que as políticas públicas chegassem com mais eficiência e impacto aos catarinenses. Assim sendo, o planejamento estratégico da Seplan e a governança por projetos consolidam-se como pilares da administração.

O post Retrospectiva 2025: Seplan fortalece planejamento com base em indicadores, desenvolvimento territorial e gestão de projetos e processos apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

.