BOLETIM – Monitora Milho SC aponta estabilidade na média de cigarrinhas-do-milho

Escrito em 25/11/2025
SECOM Rádio

Santa Catarina apresenta um leve aumento na incidência de cigarrinhas-do-milho, com média estadual de 12 insetos por armadilha. 

Segundo a média histórica do Programa Monitora Milho SC, esses valores são compatíveis com o estágio de desenvolvimento das lavouras, que, neste momento, se encontram em sua maioria entre V8 e R5.

O controle populacional do inseto-vetor é essencial para reduzir os índices de infecção e, consequentemente, assegurar melhores resultados produtivos. 

O programa Monitora Milho SC coleta e divulga semanalmente informações levantadas em 55 lavouras distribuídas em todo o Estado de Santa Catarina, permitindo que o setor produtivo acompanhe a evolução da população de cigarrinhas e as infecções causadas por esses insetos. 

A pesquisadora Maria Cristina Canale, do Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar da Epagri (Cepaf), explica que as informações geradas pelo monitoramento são fundamentais para a convivência da agricultura com a cigarrinha e as doenças transmitidas por ela. 

A recomendação para os produtores, que já começam a planejar o plantio da safrinha, é ajustar bem o maquinário para evitar perda de grãos que podem servir de abrigo para as cigarrinhas.

É indicado também que o manejo inicial seja bastante rigoroso, com a utilização de inseticidas químicos aliados a produtos biológicos, sempre que possível.

Repórter: Larissa Citatin

O post BOLETIM – Monitora Milho SC aponta estabilidade na média de cigarrinhas-do-milho apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

.