Em Petrolândia, Jorginho Mello anuncia apoio à agricultura do município

Escrito em 25/11/2025
Redação | SECOM

Foto: Marllon Legnaghi/ GOVSC

O governador Jorginho Mello esteve nesta terça-feira, 25, no município de Petrolândia, após visitar as cidades de Luiz Alves, Ibirama e Lontras, todas impactadas pelos recentes episódios de chuvas intensas e granizo. A agenda teve como foco ouvir diretamente a população, agricultores e autoridades locais sobre os danos e demonstrar o compromisso do Estado em estar próximo para ajudar na reconstrução e no suporte essencial ao replantio das lavouras.

Em Petrolândia, o governador anunciou a liberação de R$ 1 milhão em recursos emergenciais. O montante será destinado à aquisição de uma máquina para a prefeitura e, principalmente, para a compra de cascalho, visando a recuperação das vias rurais e ruas que sofreram com o intenso volume de água.

“Eu sei como é a dor de ver aquela nossa plantação cuidada com tanto carinho ser destruída em uma tempestade. É por isso que protegemos nossos produtores com programas como o Safra Garantida e o Pronampe Agro Emergencial. Faço questão de ver de perto para mostrar toda solidariedade e apoio do Governo do Estado para quem produz e faz Santa Catarina ser esse estado que é um exemplo pro Brasil”, afirmou o governador Jorginho Mello.

Durante a visita, Jorginho Mello fez questão de percorrer plantações atingidas pelo granizo, que comprometeu a colheita e o sustento dos agricultores.

O governador destacou o esforço do Governo de Santa Catarina para reativar e ampliar o Sistema Antigranizo, uma política pública que, segundo ele, ficou paralisada por muito tempo. O secretário de Estado da Agricultura e Pecuária, Carlos Chiodini, que acompanhou o governador na região do Alto Vale, reforçou o diálogo constante com os produtores.

“Estamos dialogando com as autoridades locais, com nossos técnicos e com os produtores. O Governo de Santa Catarina está ao lado do agricultor, oferecendo apoio direto por meio dos programas emergenciais e dos convênios — entre eles, o Sistema Antigranizo. Nosso compromisso é garantir que as políticas públicas cheguem rapidamente a quem mais precisa”, afirmou Chiodini.

A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sape) está trabalhando em conjunto com a Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina na elaboração do Programa Estadual de Prevenção ao Granizo. A meta é fortalecer essa rede de proteção, ampliando a abrangência do sistema para diminuir os impactos do granizo na agricultura catarinense.

Investimento e Abrangência Atual

O sistema antigranizo opera atualmente em 12 municípios catarinenses por meio de convênios firmados com a Sape. A tecnologia ajuda a reduzir os danos nas lavouras ao formar pedras de gelo menores que se desintegram antes de atingirem o solo.

Nos anos de 2023 e 2024, o Governo do Estado já repassou mais de R$ 2,2 milhões para a instalação e operacionalização deste sistema. E o investimento agora em 2025 irá superar todo o valor investido nesses dois primeiros anos da gestão.

Os municípios com convênio ativo para o Sistema Antigranizo são: Calmon, Caçador, Fraiburgo, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Rio das Antas, Tangará, Videira, Pinheiro Preto, São Joaquim e Timbó Grande.

O post Em Petrolândia, Jorginho Mello anuncia apoio à agricultura do município apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

.