Com investimento de R$110 milhões, o novo sistema reforça obras de proteção e defesa civil, e se soma às ações estratégicas de mitigação de cheias que estão sendo realizadas.
O post Governo do Estado publica edital de licitação da Barragem de Mirim Doce, uma das maiores obras de contenção de cheias do Alto Vale apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.
Foto: Marcelo Felipe/SPDC
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina publicou, nesta sexta-feira, 5, o edital de licitação para a construção da Barragem de Mirim Doce, no Rio Taió, um dos projetos mais estratégicos para ampliar a capacidade de contenção de cheias no Alto Vale do Itajaí. Localizada no município de Mirim Doce, a estrutura será executada em concreto compactado a rolo (CCR) e terá como principal função a redução dos impactos das enchentes históricas que atingem a região.
A barragem protegerá diretamente os municípios de Mirim Doce e Taió, alcançando também áreas de influência em Rio do Sul e Lontras, ampliando a segurança hídrica de toda a bacia. O investimento previsto é de R$ 110 milhões, contemplando um vertedouro de soleira livre, barramento do tipo gravidade, descarregador de fundo, uma comporta e estruturas de concreto nas margens direita e esquerda. Ao todo, o reservatório terá 12,63 milhões de m³ de capacidade de armazenamento, com altura máxima de 38 metros e largura de 100 metros no vertedouro. A descarga de projeto pode atingir 874,60 m³/s, com tempo de retorno de 10 mil anos.
A barragem operará de forma permanente no nível mínimo, atuando apenas em eventos críticos, seguindo o histórico de operação das demais estruturas administradas pela Proteção e Defesa Civil ao longo dos anos. Um novo estudo, considerando a influência integrada de todas as barragens da bacia, será realizado para aprimorar o modelo de operação.
O projeto já avançou em etapas essenciais: elaboração e revisão, atualização orçamentária, renovação da LAI, obtenção da nova outorga preventiva e execução das compensações ambientais necessárias — incluindo créditos de carbono e de reposição florestal. O Plano Básico Ambiental (PBA) contempla 21 programas e um subprograma específico, garantindo mitigação e monitoramento socioambiental. A previsão de execução é de 28 meses, sendo quatro destinados à revisão final dos projetos e 24 para a execução completa da obra.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt, ressaltou que a publicação do edital marca mais um passo na reconstrução e modernização do sistema de contenção de cheias catarinense. “A Barragem de Mirim Doce representa segurança, planejamento e compromisso com o futuro do Alto Vale. Estamos avançando ao mesmo tempo na construção de novas estruturas e na recuperação das barragens já existentes, como as reformas em andamento e a construção da Barragem de Botuverá. À frente da gestão Jorginho Mello, Santa Catarina vive um novo ciclo de investimentos em proteção e defesa civil, garantindo mais tranquilidade para milhares de famílias”, reforça o secretário.
A Barragem de Mirim Doce integra um conjunto de ações estratégicas do Governo do Estado para fortalecer a resiliência climática da região, somando-se às manutenções estruturais, estudos, desassoreamentos, reformas, construção das novas barragens e às demais obras de contenção que vêm sendo conduzidas desde 2023.
O post Governo do Estado publica edital de licitação da Barragem de Mirim Doce, uma das maiores obras de contenção de cheias do Alto Vale apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

