Fotos: Anne Caroline Anderson/Semae
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e da Economia Verde (Semae) realizou, na tarde desta quarta-feira (26/11), a entrega da Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli à diretora de Clima, Economia Verde, Energia e Qualidade Ambiental da pasta, Gabriela Brasil. A honraria, uma das mais importantes do serviço público catarinense, reconhece servidores que se destacam pela dedicação, comprometimento e excelência em suas funções.
“Hoje, temos a honra de conferir essa medalha à nossa colega e diretora de Clima, Economia Verde, Energia e Qualidade Ambiental da Semae, Gabriela Brasil, escolhida pelos seus pares da nossa Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde, para receber essa homenagem. A Gabriela é uma profissional que reúne conhecimento técnico empregado em uma jornada admirável. Sua trajetória é exemplo de como o serviço público pode transformar realidades, sempre com base no diálogo, na ciência e no compromisso com o interesse coletivo”, destacou o secretário adjunto da Semae, Guilherme Dallacosta.
A solenidade ocorreu no auditório da Semae e reuniu colegas e servidores que elegeram Gabriela para receber a Medalha em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de Santa Catarina. A homenagem foi presidida pelo secretário adjunto da Semae, Guilherme Dallacosta. Em seu discurso, Dallacosta, ressaltou a importância do reconhecimento à trajetória da diretora.
“Já são exatos 20 anos e 7 meses de dedicação ao serviço público em Santa Catarina. Seu trabalho, por meio da liderança de projetos estratégicos em nossa pasta, tem contribuído diretamente para o fortalecimento das políticas públicas ambientais e para a consolidação de uma economia cada vez mais verde e sustentável em Santa Catarina. Além disso, seu exemplo inspira toda a equipe, pela dedicação, pela ética e pelo profissionalismo”, acrescentou Dallacosta.
Uma trajetória dedicada ao meio ambiente
Bióloga formada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Gabriela Brasil é especialista em Qualidade e Produtividade (UFSC) e em Licenciamento Ambiental (CESUSC), além de mestra em Biotecnologia (UFSC). Gabriela iniciou sua trajetória no serviço público em 2005 como docente. Atualmente é servidora concursada do estado pelo instituto do meio ambiente (ima/sc), exerceu funções de destaque, como gerente de Licenciamento Agrícola e Florestal e diretora de Regularização Ambiental do órgão.
Atualmente, além da função na semae, onde lidera projetos estratégicos de governo, Gabriela é ainda membro titular de diversas câmaras técnicas e conselhos ambientais, entre eles: Câmara Técnica de Licenciamento Ambiental do Consema, Câmara Técnica de Compensação Ambiental do IMA-SC, Câmara Técnica de Biodiversidade da Abema, Câmara Técnica de Pagamento por Serviços Ambientais e Câmara Técnica do Cadastro Ambiental Rural da Abema. Integra também o Grupo Gestor do Cadastro Ambiental Rural Estadual e o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Biodiversidade.
“Um momento de grande emoção”
Ao receber a Medalha, Gabriela expressou gratidão e emoção pelo reconhecimento concedido pelos próprios colegas de trabalho. “O reconhecimento que me prestam hoje, o carinho e apoio mútuo foram essenciais para superarmos desafios e celebrar vitórias, inclusive essa, que devo ao voto de todos vocês”, agradeceu a homenageada em seu discurso.
Sua trajetória de duas décadas de dedicação ao setor público também inclui atuação como como superintendente da Fundação Municipal de Meio Ambiente de São José e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente do município, onde consolidou políticas públicas de gestão ambiental e sustentabilidade. Atualmente, além da função na Semae, é professora de pós-graduação em Direito Ambiental e Urbanístico no Centro Universitário CESUSC, contribuindo para a formação de novos profissionais da área.
“Há exatos 20 anos e 7 meses, iniciei minha jornada no serviço público estadual. Mais do que um emprego, eu encontrei a minha vocação. Levo comigo o orgulho de ter dedicado esse tempo ao nosso estado, sempre com responsabilidade e vontade de prestar o melhor serviço ao povo catarinense. Me comprometo a continuar honrando esse trabalho tão essencial que é o serviço público. Nossa sociedade precisa e merece receber o melhor. Muito obrigada a todos que fizeram deste dia, um dia muito especial, um momento de grande emoção”, destacou Gabriela.
A importância da Medalha
A Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli leva o nome da primeira mulher admitida no serviço público catarinense por concurso. Criada em 27 de junho de 1999, a distinção é entregue anualmente durante as celebrações do Dia do Servidor Público (28 de outubro), em reconhecimento aos servidores estaduais que contribuem de forma exemplar para o aprimoramento da gestão pública e para a melhoria da vida dos catarinenses. O legado de Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, marcado pelo pioneirismo e pela dedicação ao bem comum, inspira a trajetória de servidores, cuja atuação reafirma o compromisso do Estado com uma administração pública técnica, ética e transformadora.
O post Diretora da Semae Gabriela Brasil é homenageada com a Medalha de Mérito Funcional Alice Guilhon Gonzaga Petrelli apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

