Foto: Divulgação / Casan
Evitar a disposição incorreta de resíduos e água parada foram apenas alguns dos alertas de mais um Diálogo de Meio Ambiente desenvolvido com trabalhadores das obras de esgotamento sanitário nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande, em Florianópolis. O principal objetivo do encontro foi compartilhar informações para ações de prevenção à proliferação de roedores.
“Roedores são atraídos por locais com disponibilidade de alimentos e abrigo. Como são animais que habitam locais que são considerados insalubres para saúde humana, podem trazer consigo vírus e bactérias, como a causadora da leptospirose, uma doença muito grave para o ser humano”, explica a bióloga Jéssica Mâncio, que atua na supervisão das obras e nas atividades de educação ambiental do SES Saco Grande / Monte Verde.
Outras doenças também podem ser transmitidas por ratos contaminados, como a hantavirose e a peste bubônica, veiculada pela picada da pulga. “Por esse motivo destacamos o alerta de que é importante ter cuidado no manejo desses animais, porque eles podem se tornar agressivos e causar acidentes. Em alguns casos é importante buscar um profissional especializado para o manejo ou a desratização de ambientes”, reforça.
Nas obras de implantação do sistema de esgoto são adotadas medias previstas no Programa de Manutenção e Controle de Vetores, que tem como objetivo combater o desenvolvimento de vetores transmissores de doenças, entre eles roedores e insetos como baratas e o mosquito Aedes aegypti. As ações são desenvolvidas para prevenção e identificação de possíveis focos de proliferação, com objetivo na aplicação de normas para gerenciamento adequado de resíduos, que incluem a segregação, acondicionamento e destinação final correta, além de higienização das áreas de vivência, frentes de serviços e refeitórios e conscientização dos trabalhadores.
Os Diálogos de Meio Ambiente são atividades de educação ambiental que buscam estimular boas práticas e mudanças de comportamento entre os funcionários, abordando temas variados relacionados à proteção da natureza e a sustentabilidade. Os diálogos também procuram reforçar procedimentos adequados alinhados ao plano de gestão ambiental do empreendimento aprovado pelo Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA).
As obras de implantação do sistema de esgotamento sanitário nos bairros João Paulo, Monte Verde e Saco Grande têm investimento de R$129,6 milhões, com recursos obtidos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Projeto Socioambiental SES Saco Grande/ Monte Verde / Acervo
O post Casan promove diálogo com trabalhadores sobre combate à proliferação de roedores apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.