Caso reforça preocupação com recorrência de recusas de atendimento por parte da concessionária Artéris
A Prefeitura de Itapema, por meio do Departamento de Assistência e Bem-Estar Animal (DABA), garantiu atendimento emergencial a um cão vítima de atropelamento na BR-101, em Porto Belo, após a concessionária Arteris, responsável pela rodovia, se recusar a prestar socorro ao animal. A situação teve desfecho positivo graças à iniciativa de uma mulher que realizou o resgate e acionou o município em busca de atendimento veterinário.
O animal deu entrada no DABA em estado grave, com quadro clínico avançado em decorrência do atropelamento. A equipe técnica realizou imediatamente os primeiros procedimentos de emergência, conseguindo estabilizar o cão ainda no local, garantindo condições para a continuidade do tratamento.
Diante da complexidade do caso, o cão foi transferido para uma clínica veterinária particular, onde segue recebendo atendimento especializado. Todos os custos do tratamento estão sendo custeados pelo DABA, reafirmando o compromisso da Prefeitura de Itapema com a proteção e o bem-estar animal.
A representante do GOR – Grupo de Operações Resgate, empresa gestora do DABA, Nandejara Maicá, destacou a gravidade da situação e alertou para a reincidência desse tipo de ocorrência. “Infelizmente, esse não é um caso isolado. Há cerca de três semanas, uma situação muito semelhante também foi registrada, novamente com recusa de atendimento por parte da concessionária. Isso preocupa e reforça a importância de ações rápidas para preservar a vida dos animais”, afirmou.