Hospitais da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) retomaram os procedimentos vasculares eletivos de alta complexidade em Santa Catarina.
Os procedimentos estavam paralisados. Muitas pessoas estavam na fila há cerca de quatro anos.
Pessoas convivendo com dor, limitação funcional e riscos à saúde.
Agora, os procedimentos vasculares eletivos que estavam represados no SUS, vão começar a avançar gradualmente.
Com autorização do Governo de Santa Catarina, a medida aumentou o repasse de recursos aos Centros de Referência e Unidades de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular.
A iniciativa complementa os recursos federais e viabiliza o custeio de procedimentos como angioplastias periféricas, tratamento de obstruções arteriais, correções de aneurismas e embolizações.
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi, reforçou a importância desse avanço na saúde pública catarinense.
SONORA
O Hospital São José, referência em Criciúma, foi uma das instituições beneficiadas com a medida.
O cirurgião vascular e endovascular do HS José, Dr. Ricardo De Stefani Dalponte, destacou o esforço em conjunto para retomar os procedimentos.
SONORA
O hospital retomou os atendimentos da especialidade na última quinta-feira com a realização de duas angioplastias.
Entre os primeiros beneficiados está Ilege Euclides Machado, que passou por angioplastia nas duas pernas após quase um ano de espera.
SONORA
Os atendimentos devem avançar progressivamente, com a convocação dos pacientes conforme a fila de espera e a ordem cronológica.
O objetivo é reduzir a demanda acumulada.
A previsão é que haja procedimentos nos membros inferiores e nas carótidas, além do tratamento de aneurismas abdominais e torácicos e de embolizações.
Repórter: Eduardo Melo
O post Investimentos do Estado viabilizam retomada de procedimentos vasculares eletivos em hospitais catarinenses apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.