Casan inicia vistorias do Trato pela Grande Florianópolis

Escrito em 16/01/2026
Assessoria de Comunicação Social CASAN

A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) inicia neste início de 2026, os trabalhos de um novo Trato pelo Saneamento. É o Trato pela Grande Florianópolis, um programa voltado à fiscalização de esgoto, orientação técnica gratuita e diálogo com a comunidade.

Nesta sexta-feira, 16, o programa executou uma ação de fiscalização em conjunto com a Blitz Sanear da Prefeitura de Florianópolis na Praia dos Ingleses. O objetivo foi verificar uma denúncia de moradores sobre mau cheiro e água com coloração escura em uma saída de drenagem que cai na praia – estrutura que é de responsabilidade da Prefeitura e deveria receber exclusivamente água da chuva.

Durante a ação a equipe coletou uma amostra da água que saía da drenagem para análise em laboratório. Também fiscalizou um prédio residencial nas proximidades, e entregou para o síndico o auto de intimação, solicitando a documentação necessária da Estação de Tratamento de Esgoto própria e para agendar uma vistoria interna e fazer a coleta de esgoto no imóvel.

A técnica em Saneamento da Casan, Maristela Cechinel Gonçalves, que participou da fiscalização, comentou sobre a importância das ações. “Hoje estamos aqui para tentar descobrir, através das vistorias, a origem dessa água que está chegando aqui na drenagem e verificar através de análise se pode ser esgoto não tratado. A nossa ação visa fiscalizar os imóveis ao redor, orientando os moradores para estarem conectados corretamente a rede coletora de esgoto ou as outras alternativas como fossa e ETEs próprias e não prejudicar a praia e meio ambiente”, explicou a técnica.

“A inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto dos Ingleses e a ampliação da rede pública ao longo de 2026 representam conjuntamente um avanço fundamental para a região. Enquanto a infraestrutura é expandida, garantindo a destinação adequada dos efluentes, ações como a Blitz Sanear e o Trato pela Grande Florianópolis são essenciais para garantir que os imóveis estejam corretamente ligados a rede e que o esgoto receba o tratamento adequado”, destaca o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Alexandre Waltrick.

Trato pela Grande Florianópolis

O programa tem como objetivo adequar as condições de saneamento dos imóveis e combater os focos de poluição nas bacias de abastecimento da Região Metropolitana. Serão contemplados nesse novo Trato os municípios de Florianópolis, São José e Santo Amaro da Imperatriz.

“A Companhia já vem trabalhando nos Tratos pelo Saneamento há alguns anos, e agora foi estendido para a Grande Florianópolis, porque viu-se a necessidade de regularizar os imóveis nessa região. E assim, ter a segurança e certeza de que as pessoas estão ligando os imóveis corretamente na rede coletora e que efetivamente esse esgoto vai receber o devido tratamento”, colocou Maristela.

O Trato pela Grande Florianópolis será executado no período de 24 meses. No cronograma de atividades estão previstas mais de 4 mil vistorias de fiscalização de imóveis, para combater ligações irregulares entre rede de esgoto e drenagem. Outra importante medida é a criação de campanhas de regularização junto aos moradores, orientando sobre a ligação à rede coletora e a instalação de fossa séptica nos locais que ainda não são atendidos com rede pública de coleta de esgoto.

Com o início das atividades, os Tratos pela Costa Norte e pelo Araújo encerraram o trabalho, por estarem incluídos dentro do mesmo escopo do novo Trato. Atualmente, a CASAN também possui os Tratos pelo Saneamento em Laguna, Criciúma e Chapecó.

O post Casan inicia vistorias do Trato pela Grande Florianópolis apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

.