Castração é uma das ferramentas essenciais no combate aos maus-tratos contra animais – Foto: Divulgação / SECOM
O mês de fevereiro inicia com boas notícias para a área de bem-estar animal de Rio Negrinho, no Planalto Norte de Santa Catarina. O município vai realizar nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, mais de 300 castrações de cães e gatos com recursos do Pet Levado a Sério. O programa é uma iniciativa do Governo de Santa Catarina, por meio da Diretoria de Bem-Estar Animal da Secretaria do Meio Ambiente e da Economia Verde. O objetivo é implementar, fomentar e fortalecer as políticas públicas de bem-estar animal nos municípios catarinenses.
Em Rio Negrinho, os mutirões de castração serão realizados no Pavilhão dos Imigrantes, em frente à prefeitura, na Avenida dos Imigrantes, no Centro. “O Pet Levado a Sério é o maior programa nacional de castração de cães e gatos e já um marco da gestão do governador Jorginho Mello em uma jornada de cuidado das pessoas, e também dos animais do nosso estado”, comenta o secretário do Meio Ambiente e da Economia Verde, Cleiton Fossá.
Em paralelo às castrações, a Semae segue na etapa de repasse dos recursos aos municípios contemplados pelo programa. A orientação geral é de que enviem, com celeridade, a documentação correta para que possam concluir os convênios, receber os recursos e realizar as castrações ainda no primeiro semestre deste ano. Em caso de dúvidas, os gestores responsáveis podem contatar a Dibea Estadual pelo telefone (48) 3665-7501 ou email dibea@semae.sc.gov.br.
“A castração é uma ferramenta de política pública de bem-estar animal essencial para a redução dos casos de maus-tratos e abandono de animais. E mais do que um simples repasse de recursos, queremos também, fomentar a gestão estratégica da saúde animal nos municípios, que é de fato, onde tudo acontece, onde as pessoas vivem. Além da causa animal, estamos falando da saúde pública em geral, já que existem muitos riscos de zoonoses e outras consequências da presença descontrolada de animais em vias públicas”, pontua a diretora da Dibea Estadual, Fabrícia Rosa Costa.
De acordo com o prefeito de Rio Negrinho, Caio Treml, o programa Pet Levado a Sério é uma política pública estruturante, que une bem-estar animal e saúde pública. “Em Rio Negrinho, essa parceria entre o município e o Governo do Estado, com o apoio do governador Jorginho Mello, permitirá a realização de 1.100 castrações ao longo do programa. Só nesta etapa, serão mais de 400 animais atendidos, uma ação concreta que contribui para a redução do abandono, dos maus-tratos e dos riscos à saúde da população”, conclui o prefeito.
Pet Levado a Sério
No total, estão sendo repassados mais de R$ 17 milhões para a realização de mais de 80 mil castrações em 273 cidades catarinenses, abrangendo 96% do território catarinense. As ações previstas pelo programa vão além do repasse dos recursos com capacitações técnicas destinadas aos municípios, que já estão em andamento pela Dibea Estadual.
Além das castrações, as prefeituras recebem apoio técnico e capacitação para as ações previstas, como iniciativas de educação para guarda responsável e formação de agentes públicos. O objetivo é garantir a efetividade da aplicação dos recursos, com resultados concretos: menos abandono, menos maus-tratos e mais saúde para os animais e para a população.
O post Rio Negrinho realiza os primeiros mutirões do programa Pet Levado a Sério do ano apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.