Foto: Divulgação/SES
Santa Catarina vem se destacando no atendimento aeromédico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), consolidando-se como referência no atendimento e no transporte rápido de pacientes em estado grave por meio de aviões e helicópteros. O serviço é integrado ao sistema de atendimento pré-hospitalar e à Central de Regulação Médica de Urgências de cada região, sendo, em algumas ocasiões, também utilizado na logística de captação de órgãos.
A Secretaria de Estado da Saúde reconheceu a importância da atuação do serviço e, em 2023, o Aeromédico do Samu, que até então contava com três aeronaves (dois helicópteros e um avião), passou a operar com mais quatro aeronaves. Com um investimento aproximado de R$ 30 milhões mensais, o serviço ampliou significativamente sua capacidade de atendimento em todo o estado.
“A resposta rápida é um fator determinante na sobrevivência e na recuperação do paciente. Assim, o Serviço Aeromédico cumpre esse papel com excelência”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.
Com bases estrategicamente distribuídas e equipes altamente capacitadas, o serviço conta atualmente com sete aeronaves no estado, todas equipadas com tecnologia de ponta, garantindo a agilidade necessária para salvar vidas em todo o território catarinense e outras regiões do Brasil. São cinco helicópteros, nas cidades de Florianópolis, Blumenau, Lages, Criciúma e Chapecó, e dois aviões — um com base em Florianópolis e o outro em Joaçaba — que realizam transferências e transportes de pacientes em âmbito estadual e nacional.
O serviço aeromédico teve início em Santa Catarina em 31 de dezembro de 2005, por meio de uma parceira entre Samu e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ao longo de quase 20 anos, houve expansão do serviço com novas parcerias, incluindo o Corpo de Bombeiros Militar e, mais recentemente, a Polícia Militar e a Polícia Civil. As aeronaves contam com equipes fixas do Samu Aeromédico, formada por médicos e enfermeiros qualificados e experientes, que juntas já realizaram mais de 17.724 atendimentos.
“Esse serviço demonstra a garantia ao acesso de serviços públicos de qualidade e com a agilidade que a situação merece. Quando conseguimos atender mais e melhor a população estamos afirmando que Santa Catarina é exemplo de competência quando o assunto é atendimento de urgência”, ressalta Marcos Fonseca, superintendente de Urgência e Emergência.
Com o serviço, milhares de catarinenses foram beneficiados por um atendimento especializado que alia velocidade, segurança e qualidade técnica. A consolidação como referência nacional reafirma o compromisso do estado com a saúde pública e reforça o papel do Samu como um elo essencial entre o local da ocorrência e o atendimento hospitalar adequado.
Mais informações:
Daniela Melo
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no Instagram @saude.sc
O post Serviço Aeromédico do Samu SC se consolida como referência em atendimento pré-hospitalar especializado apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.