Na esteira de uma falha digital global que atingiu plataformas de alcance mundial neste mês, a estabilidade dos serviços estaduais de Santa Catarina, geridos pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), aparece como um estudo de caso sobre a importância da infraestrutura tecnológica pública.
A instabilidade internacional, que afetou milhões de usuários no dia 18 de novembro, foi reportada pela Cloudflare como um “pico de tráfego incomum”.
Contrastando com a paralisação ou lentidão generalizada observada em serviços que se apoiam em provedores cloud massivos, os sistemas vitais do governo catarinense, que abrangem saúde, segurança pública e educação, mantiveram-se plenamente operacionais.
Esta robustez não é acaso, mas reflexo da estratégia de investimento na empresa de tecnologia de capital público do estado.
Conforme a diretora de Tecnologia da Informação do Ciasc, Cristina Orthmann, ao contrário das corporações globais, com operações que podem ser afetadas por interrupções em escala maciça ou por decisões de mercado, a empresa tem como missão primordial a segurança e a continuidade dos serviços essenciais à população.
Repórter: Larissa Citatin
O post BOLETIM – Ciasc assegura a continuidade dos serviços públicos catarinenses em cenário de oscilação de gigantes internacionais apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.

