Assessora de Planejamento e Programas Estratégicos da Fapesc, Monique Ghanem, representou a fundação durante evento em Goiás. (Fotos: Silvana Leorne/Divulgação Confap)
As ações realizadas pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), quando o assunto é fortalecer e impulsionar o ecossistema de ciência, tecnologia e inovação (CTI) seguem sendo exemplo nacional. Nesta terça-feira, 2, a participou do Seminário Internacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), em Goiânia, Goiás.
Durante o evento, a Fapesc apresentou suas iniciativas de incentivo à internacionalização de empresas e mobilidade acadêmica e sua recente parceria com a União Europeia no lançamento de editais vinculados ao Horizonte Europa, o maior programa global de investimentos em pesquisa e inovação. A Fapesc é a primeira fundação brasileira a lançar editais vinculados ao Horizonte Europa e voltados para empreendedores e pesquisadores.
A assessora de Planejamento e Programas Estratégicos da Fapesc, Monique Ghanem, representou a fundação durante evento o Seminário Internacional. Ela participou do Painel 1 – Oportunidades e participações no Horizon Europe: exemplos de boas
Práticas, que teve como moderador o oficial de Políticas em CTI da União Europeia, Dhallys Mota. O representante da União Europeia esteve em Santa Catarina entre 25 e 27 de novembro para participar da 3ª Expedição Santa Catarina e União Europeia, realizada pela Fapesc. Durante os eventos realizados em Joaçaba, Florianópolis e Joinville, Mota apresentou as oportunidades para projetos de pesquisa e de inovação oferecidas pelo Programa Horizonte Europa, da União Europeia, que investirá 95 bilhões de euros em projetos de enfrentamento aos maiores desafios globais.
“Foi uma honra representar a Fapesc e poder apresentar a lideranças do ecossistema de CTI de todo o país as boas práticas que Santa Catarina tem adotado na área de internacionalização. O Seminário foi um momento importante para o compartilhamento de experiências e refletir em conjunto sobre os caminhos para fortalecer a internacionalização da pesquisa e inovação. A intenção é seguir construindo pontes, ampliando oportunidades e conectando o ecossistema catarinense ao mundo”, afirma Monique.
Além da representante da Fapesc, o painel teve a participação do diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Celso Alberto Saibel Santos; do sócio fundador da Mito Games Ltda, Rafael Lontra e da presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), Márcia Perales.
O Seminário Internacional Confap antecedeu a 70ª edição do Fórum Nacional Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência Tecnologia e Inovação (Consecti) & Confap, que será realizada de quarta a sexta-feira, 3 a 5, em Goiás. O Fórum é realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás e tem a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg) como anfitriã.
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc)
Milena Nandi / milena.nandi@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (49) 98878-7828
O post Em seminário internacional, Fapesc compartilha experiências em parceria com a União Europeia apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.