A Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família participou, nesta semana, da XXI Reunião Técnica da Rede de Núcleos de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante, em Brasília.
O encontro reuniu representantes de 20 estados para debater os desafios como o aumento dos fluxos migratórios, o aprimoramento das estratégias de prevenção e a ampliação dos mecanismos de identificação de vítimas, em especial nas regiões de fronteira, aeroportos e grandes centros urbanos.
Santa Catarina foi convidada por receber um número significativo de imigrantes de várias partes do mundo.
Dados de setembro de 2025 do Sistema de Registro Nacional Migratório (Sismigra), da Polícia Federal, indicam que em Santa Catarina há 202.388 imigrantes.
A maior parte teve origem na Venezuela, Haiti e Argentina.
De acordo com a gerente de Políticas para Igualdade Racial e Migrantes, Regina Suenes, o desafio é garantir que os imigrantes que chegam ao estado tenham acesso às políticas públicas de todas as áreas, desde Assistência Social, Saúde, Educação e ingresso no mercado de trabalho.
Repórter: Marcos Lampert
O post BOLETIM – Assistência Social de SC participa de encontro nacional em Brasília para fortalecer políticas de enfrentamento ao tráfico de pessoas apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.