Foto: Secom/GovSC
O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES) em Florianópolis, realizou nesta sexta-feira, 14, uma ação social que beneficiou 250 meninos de até 15 anos de idade, que aguardavam por atendimento urológico na rede pública. A iniciativa integrou a programação do 40º Congresso Brasileiro de Urologia, que ocorre oficialmente entre os dias 15 e 18.
“Todas essas crianças foram encaminhadas ao serviço de urologia pediátrica por diferentes queixas. O Hospital Infantil, em parceria com o Congresso, decidiu dar vazão a essa demanda. Estamos oferecendo assistência especializada, avaliações, indicações cirúrgicas, um encaminhamento completo. Há palestras com orientações e atividades de entretenimento, como a presença de super-heróis. É um dia muito especial e as crianças estão muito felizes”, afirmou a chefe do serviço de urologia do HIJG, a cirurgiã pediátrica Dra. Eliete Magda Colombeli.
Intitulado “Novembrinho Azul”, a ação recebeu pacientes de diferentes regiões de Santa Catarina em dez consultórios. Os atendimentos foram feitos por urologistas pediátricos de todo o país, em parceria com a equipe multiprofissional do HIJG. A iniciativa contemplou crianças que estavam na fila de espera do Sistema de Regulação Estadual (SISREG) para a primeira consulta de urologia.
Foto: Secom/GovSC
Moradora de Biguaçu, a professora Tamara Regina Rosa Duarte levou o filho de 7 anos, Benjamin Renê, para receber atendimento. O menino enfrenta uma má formação no canal urinário desde o nascimento e, agora, a mãe já sai com a orientação sobre os próximos cuidados.
“Estou com a expectativa bem alta. Muitas crianças precisam de acompanhamento com o urologista e, às vezes, a espera é longa. Tivemos a sorte de ser chamados nesse movimento. Fui muito bem atendida, os médicos foram bastante atenciosos. Fizeram todos os exames necessários e, infelizmente, será preciso passar por cirurgia. Não é a notícia que eu gostaria, mas vamos esperar e torcer para que tudo ocorra bem”, destacou Tamara.
Além das consultas, foram ofertados exames de imagem, como ultrassonografias, e palestras educativas com profissionais de fisioterapia, nutrição e psicologia. Os pacientes atendidos passarão a ser acompanhados pelo hospital.
Ao longo da semana, outras unidades da rede estadual também participaram das atividades pré-Congresso, como o Hospital Governador Celso Ramos e o Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON), com procedimentos e momentos teóricos.
“O Novembrinho Azul coroa todas as ações anteriores, atendendo crianças de todo o estado. É uma honra estar no Hospital Infantil Joana de Gusmão para acolhê-las em diversas áreas da pediatria. Essa é uma iniciativa conjunta do hospital, da Sociedade Brasileira de Urologia e do Governo do Estado. Estamos muito orgulhosos e agradecemos a oportunidade de participar de uma ação social nesse estado tão importante que é Santa Catarina”, salientou o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Dr. Luiz Otávio Torres.
Mais informações:
Victória Lopes
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
e-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Nos siga no Instagram @saude.sc
O post Novembrinho Azul: Hospital Infantil Joana de Gusmão realiza 250 atendimentos em ação de urologia apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.