O início das obras de dragagem da Baía da Babitonga, o aumento da movimentação de cargas e os investimentos na modernização da estrutura marcaram o ano de 2025 do Porto de São Francisco do Sul.
Com R$ 333 milhões de investimento por meio de uma parceria público-privada, a dragagem vai aumentar a profundidade do canal de acesso e permitir a entrada de navios de até 366 metros de comprimento com carga máxima, algo inédito no Brasil.
Parte dos sedimentos dragados está sendo utilizada para o engordamento de 8 quilômetros da Praia de Itapoá.
Buscando melhorar a infraestrutura e agilizar a movimentação de cargas, o Porto realizou diversos investimentos ao longo do ano que alcançaram R$ 43 milhões, em melhorias como a derrocagem da rocha no Berço 101, a recuperação do Corredor de Exportação e Segurança do Trabalho.
O presidente do Porto de São Francisco do Sul, Cleverson Vieira, faz um balanço das ações realizadas ao longo de 2025:
SONORA
A movimentação de cargas aumentou 4% até novembro de 2025 e o tempo de espera dos navios de fertilizantes no Porto caiu 60%.
O Porto de São Francisco conquistou o terceiro lugar entre os 31 portos públicos do país em premiação do Governo Federal e é um dos três portos públicos do país com Certificação ISO 9001 e 14001.
O Porto também está investindo cerca de R$ 12,5 milhões para melhorar o acesso ao terminal com a implantação de duas novas faixas na BR-280.
Repórter: Marcos Lampert
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