Foto: Helena Marquardt/ Ascom
A Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família encerra o ano com um número expressivo de capacitações voltadas ao fortalecimento das políticas públicas e apoio técnico aos municípios catarinenses. Ao todo foram mais de mil ações que envolveram a Diretoria de Assistência Social, Diretoria de Direitos Humanos, Diretoria de Habitação e Coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional. As formações garantiram que gestões municipais, equipes técnicas e profissionais de todo o estado tivessem acesso a conteúdos atualizados e orientações essenciais para o aprimoramento dos serviços socioassistenciais.
O maior número de capacitações foi realizado pela Diretoria de Assistência Social com 512 ao longo de todo o ano, abrangendo temas fundamentais para o fortalecimento da rede de proteção social. Entre os destaques estava o projeto SAS + Perto de Você, a capacitação sobre o atendimento a pessoas em situação de rua e ainda a formação sobre o Plano de Contingência da Assistência Social, o Plancon/AS. “Essas formações foram essenciais para apoiar a atuação dos municípios e qualificar o atendimento ofertado à população e envolveram mais de sete mil pessoas” ressalta a diretora de Assistência Social, Gabriella Dornelles.
A Diretoria de Habitação e Regularização Fundiária realizou 16 capacitações que envolveram 1.282 pessoas. Os temas foram Convênio Simplificado do Casa Catarina, programa que receberá mais de R$ 650 milhões em investimentos. A Ata de Registro de Preço para Municípios até 10 mil habitantes e a Regularização Fundiária foram outros assuntos trabalhados, além de uma formação voltada aos Núcleos Regionais de Convênios da Casa Civil.
A Diretoria de Direitos Humanos realizou 80 capacitações com ações voltadas à promoção, defesa e garantia de direitos. Um dos destaques foi o curso do novo Sipia CT, sistema voltado aos conselheiros tutelares com quase 900 profissionais capacitados em Santa Catarina. Os eventos focaram no sistema para registro e gestão de casos de violação de direitos, com treinamentos on-line e presenciais.
A Coordenadoria Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional realizou 502 capacitações. Muitas das formações foram inclusive individuais para adesão e permanência no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) e capacitações do programa de Aquisição de Alimentos sendo para a compra, inserção de unidades recebedoras, distribuição dos alimentos, entre outras. “Fizemos uma capacitação individualizada com cada município sobre o programa, explorando o potencial de cada cidade e fortalecendo a Política de Segurança Alimentar para mantermos os nossos índices exitosos”, comenta a coordenadora, Juliana Rocha Pires.
Mais informações:
Jornalista Helena Marquardt (Assessoria de Comunicação)
Secretaria de Estado da Assistência Social, Mulher e Família
(48) 3664-0916
e-mail: helenamarquardt@sas.sc.gov.br
O post Secretaria de Assistência Social, Mulher e Família realizou mais de mil capacitações em 2025 apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.