Governo do Estado apoia produção de artesanato a fim de estimular a geração de emprego e renda em Santa Catarina – Foto: Divulgação/Sicos
A Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (Sicos) firmou a participação em cinco feiras nacionais de artesanato para 2026. A participação foi confirmada a partir da assinatura do secretário Silvio Dreveck, que formaliza a adesão ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).
A iniciativa assegura que Santa Catarina estará presente em alguns dos mais importantes eventos do setor artesanal no país. O Governo de Santa Catarina, por meio da Sicos e do Conselho Estadual do Artesanato e Economia Solidária (Ceaes), seleciona e auxilia os artesãos catarinenses. Como contrapartida o estado ganha, por exemplo, em geração de emprego e renda a partir da comercialização das peças.
Serão contempladas as seguintes feiras:
- 21º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em Brasília (DF), de 1º a 05/04/2026;
- 22º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, em São Paulo (SP), de 13 a 17/05/2026;
- 26ª Fenearte – Feira Nacional de Negócios do Artesanato, em Olinda (PE), de 08 a 19/07/2026;
- 8ª Fenacce – Feira Nacional de Artesanato e Cultura, em Fortaleza (CE), de 07 a 13/09/2026;
- 1º Arpoarte – Festival de Arte Popular e Artesanato Brasileiro, no Rio de Janeiro (RJ), de 25 a 29/11/2026.
Para o secretário Silvio Dreveck, a decisão consolida o papel da Sicos no desenvolvimento econômico e cultural do setor. “A participação em feiras nacionais é fundamental para dar visibilidade ao trabalho dos nossos artesãos, abrir novos mercados bem como fortalecer a geração de renda. Esse setor expressa nossa identidade e tem grande potencial competitivo. Estar nesses eventos é sobretudo investir em oportunidades, cultura e desenvolvimento regional”, destacou.
A seleção dos artesãos que representarão Santa Catarina em cada feira ocorre por meio de Edital de Chamamento Público, obedecendo às diretrizes nacionais do PAB, bem como garantindo ampla divulgação e transparência. Assim, a comissão avaliadora define os contemplados apenas após análise documental e de portfólios.
O post Santa Catarina participará de cinco feiras nacionais de artesanato em 2026 apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.