Fotos: Divulgação/SIE
A Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) encerra 2025 com um marco inédito na história da malha rodoviária estadual: 84% dos 5,3 mil quilômetros pavimentados de Santa Catarina estão hoje classificados como em condições ótima ou boa. O índice representa uma virada estrutural obtida após dois anos de forte investimento no Programa Estrada Boa, lançado pelo governador Jorginho Mello em agosto de 2023.
Quando a atual gestão assumiu, este número era assustador: apenas pouco mais de 26% das rodovias estaduais estavam em ótimas ou boas condições, segundo levantamento da Fetrancesc.
A razão desta virada de chave histórica são os investimentos na área. Para a gestão do governador Jorginho Mello, infraestrutura é uma das prioridades absolutas. Somando-se os recursos para os contratos de obras estruturantes, revitalizações, conserva e manutenção, a SIE está investindo mais de R$ 5,15 bilhões, transformando a realidade viária de Santa Catarina.
Levando em conta os convênios com os municípios catarinenses para obras estruturantes, somente em 2025 foram repassados quase R$ 858,8 milhões em 721 transferências às prefeituras catarinenses, sendo que, no total, a SIE tem 2,4 mil convênios em andamento.
O avanço é sustentado por um conjunto robusto de ações: revitalização de rodovias estratégicas, expansão dos serviços de conserva, modernização de trechos críticos e um volume histórico de convênios com os municípios, garantindo que obras estruturantes também cheguem às áreas urbanas e rurais.
Investimentos realizados
Os números consolidados de 2025 confirmam a maior ofensiva de infraestrutura rodoviária já executada pela SIE:
- OBRAS ESTRUTUTANTES – Mais de R$ 3,7 Bilhão
- CONSERVA E MANUTENÇÃO – Mais de R$ 1,45 Bilhão
- CONVÊNIOS – Quase R$ 858, 8 Milhão
Os investimentos envolveram ações como fresagem e recomposição em CBUQ, reforço estrutural, nova pavimentação, obras de drenagem profunda e superficial, recuperação de taludes, correção de curvas, recomposição de acostamentos e implantação de dispositivos de segurança.
:: Abaixo, obras fundamentais para SC, a maioria aguardada há décadas:
Revitalização com aumento de capacidade na SC-401
- RODOVIA: SC-401
- MUNICÍPIOS: Florianópolis
- EXTENSÃO: 10,07 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 55.983.533,75
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
Aprimora o corredor no Litoral Centro em Florianópolis, entre Santo Antônio de Lisboa e Lagoa da Conceição. Proporciona fluidez maior para o tráfego urbano intenso da capital. Facilita o acesso a bairros e serviços essenciais, reduzindo tempos de viagem. Contribui para o crescimento econômico local com vias mais seguras e integradas
Revitalização com aumento de capacidade da SC-108
- RODOVIA: SC-108
- MUNICÍPIOS: Urussanga, Criciúma, Cocal do Sul
- EXTENSÃO: 16,42 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 231.999.569,98
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
Interfere diretamente na malha de escoamento da região carbonífera e industrial de Criciúma, reduzindo tráfego pesado dentro de áreas urbanas e melhorando a segurança e a fluidez para indústrias e comércio locais. Fortalece turismo e mobilidade regional com rotas mais seguras e eficientes. A obra eleva a competitividade das indústrias locais ao minimizar interrupções no fluxo de veículos pesados. Beneficia comunidades vizinhas com melhor integração urbana e redução de acidentes.
Implantação e pavimentação da interseção da Rodovia Antônio Heil (SC-486) com a BR-101
- RODOVIA: SC-486
- MUNICÍPIO: Itajaí
- EXTENSÃO: 2,00 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 62.813.420,85
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
Melhora a interseção em Brusque no Vale Europeu, otimizando o fluxo entre rodovias chave. Beneficia o tráfego urbano e industrial com maior segurança e eficiência. Apoia o comércio e a logística regional ao desafogar pontos críticos de congestionamento. Eleva a qualidade de vida dos residentes com mobilidade aprimorada no dia a dia.
Duplicação da SC-108 entre Guaramirim e Massaranduba
- RODOVIA: SC-108
- MUNICÍPIOS: Guaramirim, Massaranduba, Joinville
- EXTENSÃO: 15,02 km
- VALOR INVESTIDO: R$ 238.467.076,04
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
É tratada como uma das maiores obras rodoviárias do estado, essencial para o escoamento logístico Norte, BR 280, com fluxo diário de cerca de 20 mil veículos e impacto direto na mobilidade, segurança e acesso a portos.
Revitalização com aumento de capacidade da SC-477 entre Canoinhas e a BR-116
- RODOVIA: SC-477
- MUNICÍPIOS: Canoinhas, Monte Castelo, Mafra
- EXTENSÃO: 34,5 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 155.385.512,03
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
Moderniza segurança no Norte para Canoinhas, Monte Castelo e Mafra. Facilita escoamento madeireiro e turístico com acessos aprimorados. Impulsiona a economia florestal e de serviços da área. Beneficia moradores com mobilidade diária mais eficiente e redução de riscos.
Construção de duas áreas de escape na Serra Dona Francisca (SC-418)
- RODOVIA: SC-418
- MUNICÍPIO: Campo Alegre
- EXTENSÃO: 2,025 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 42.936.231.34
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
Aumenta a segurança na SC-418 no Norte, entre BR-101 e SC-110 em Campo Alegre. Protege motoristas em trechos desafiadores com intervenções específicas. Reduz acidentes e melhora o escoamento regional para Joinville e o entorno, beneficiando, ainda, o transporte diário e o comércio com infraestrutura mais resiliente.
Implantação e pavimentação da Serra do Corvo Branco
- RODOVIA: SC-370
- MUNICÍPIOS: Urubici e Grão-Pará
- EXTENSÃO: 5,50 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 72.239.346,03
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
Beneficia Urubici e Bom Jesus do Oeste na Serra do Corvo Branco ao melhorar acessos essenciais na região do Planalto. Facilita o deslocamento diário de moradores e turistas com rotas mais confiáveis. Fortalece o turismo serrano e o escoamento local, reduzindo riscos em áreas montanhosas. Impulsiona o desenvolvimento sustentável ao conectar comunidades remotas com centros urbanos.
Revitalização da SC-120
- RODOVIA: SC-120
- MUNICÍPIOS: Lebon Régis, Curitibanos, Fraiburgo, Santa Cecília
- EXTENSÃO: 54,179 Km
- VALOR INVESTIDO : R$ 199.682.587,07
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
A revitalização configura-se como marco transformador para o Meio-Oeste, reduzindo gargalos históricos, melhorando o escoamento da produção e elevando a competitividade econômica da região, com ênfase em integração regional e segurança viária.
Revitalização com aumento de capacidade das SC’s 150 e 390
- RODOVIA: SC-150
- MUNICÍPIOS: Piratuba, Capinzal, Zórtea
- EXTENSÃO / SEGMENTO DO TRECHO: 25,122 km
- VALOR INVESTIDO: R$ 94.027.752,81
- STATUS: Concluída
Benefícios
Revitaliza conexões no Meio-Oeste para Piratuba, Capinzal e Zortéa, integrando municípios vizinhos. Otimiza o fluxo para atividades econômicas locais. Impulsiona o turismo termal e agroindustrial da região com acessos aprimorados. Gera benefícios diretos na mobilidade e competitividade das comunidades atendidas.
Revitalização com aumento de capacidade da SC-283 entre Chapecó e Arvoredo
- RODOVIA: SC-283
- MUNICÍPIOS: Chapecó, Arvoredo
- EXTENSÃO: 12,89 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 46.025.802,58
- STATUS: Concluída
Benefícios
Proporciona maior fluidez no tráfego agroindustrial e cotidiano. Reduz custos operacionais para transportadores e agricultores da área. Melhora a acessibilidade e promove equilíbrio econômico entre municípios próximos.
Revitalização com aumento de capacidade da SC-283 entre Seara e Arvoredo
- RODOVIA: SC-283
- MUNICÍPIOS: Seara, Arvoredo
- EXTENSÃO: 27,566 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 158.563.064,53
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
Impulsiona transporte agrícola no Oeste entre Seara e Arvoredo, reduzindo riscos viários. Conecta melhor produtores locais a mercados maiores e centros de distribuição. Apoia o agronegócio com rotas otimizadas e maior segurança para o tráfego regional. Estimula o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais envolvidas.
Revitalização com aumento de capacidade da SC-283 entre Concórdia e Arabutã
- RODOVIA: SC-283
- MUNICÍPIOS: Concórdia, Arabutã
- EXTENSÃO: 9,94 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 38.142.127,28
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
Melhora fluxo no Oeste para Concórdia e Arabutã, apoiando indústrias e agricultura. Minimiza interrupções e eleva durabilidade das vias para uso prolongado. Fortalece a cadeia produtiva local com deslocamentos mais rápidos e seguros. Contribui para o avanço urbano e rural da região com infraestrutura renovada.
Implantação e pavimentação da SC-350 / Lote 1
- RODOVIA: SC-350
- MUNICÍPIOS: Abelardo Luz, Passos Maia, Ouro Verde
- EXTENSÃO: 24,06 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 153.363.955,42
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
Gera empregos e reduz custos logísticos no Oeste para Abelardo Luz, Passos Maia e Ouro Verde. Otimiza rotas rurais essenciais ao agronegócio. Conecta propriedades rurais a centros urbanos com maior eficiência. Estimula o crescimento local por meio de melhor infraestrutura viária.
Implantação e pavimentação da SC-350 / Lote 2
- RODOVIA: SC-350
- MUNICÍPIOS: Abelardo Luz, Passos Maia, Ouro Verde
- EXTENSÃO: 22,95 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 94.083.306,76
- STATUS: Em Andamento
Benefícios
Conecta melhor produção rural e urbana em Gramas e Ouro Verde no Oeste. Aprimora sinalização para segurança e fluidez no tráfego. Beneficia o escoamento de colheitas e o comércio local com vias confiáveis. Apoia o desenvolvimento sustentável das comunidades atendidas.
Revitalização com aumento de capacidade da SC-160
- RODOVIA: SC-160
- MUNICÍPIOS: Bom Jesus do Oeste, Pinhalzinho, Modelo, Serra Alta, Maravilha EXTENSÃO: 23,10 Km
- VALOR INVESTIDO: R$ 123.779.442,31
- STATUS: Em andamento
Benefícios
Rodovia chave para pequenos e médios municípios do Extremo Oeste, com impacto sobre o transporte diário de trabalhadores, escoamento agrícola e segurança em áreas com forte tráfego regional.
:: A seguir, as obras de revitalização
- SC-161 Divisa SC/PR – Palma Sola – Anchieta (km 0 ao 36,603) / Concluída
- SC-480 Contorno Oeste de Xanxerê até Bom Jesus / Concluída
- SC-150 Entroncamento com a BR-153 – Dist. Herciliópolis – Água Doce (km 14,757 a 53,157) / Concluída
- SC-390 e SC-467 – Capinzal – Zortéa – Entroncamento com a BR-470 / Concluída
- SC-108 – Meleiro – Turvo / Concluída
- Rodovia de acesso ao Beto Carrero / BR-101 até o parque / Concluída
- SC-421 – Pomerode – Blumenau / Em andamento (85%)
- SC-114 – BR-470 – Otacílio Costa (km 186) / Concluída
Parceria com os municípios
O Governo do Estado, por meio da SIE, reforçou o apoio direto aos municípios com repasses destinados à pavimentação urbana, acessos rurais, drenagem e obras de mobilidade, aprofundando ainda mais o caráter municipalista do governo Jorginho Mello.
:: Total geral de convênios e convênios simplificados pagos em 2025
- 721 convênios firmados e pagos
- R$ 858.8 milhões repassados aos municípios ao longo do ano
Os convênios ampliaram a capacidade dos municípios de executar melhorias estruturais, distribuindo investimentos de forma descentralizada e atendendo demandas históricas da população.
Impacto econômico e social das ações da SIE
A modernização da malha viária catarinense gera efeitos imediatos sobre:
- Segurança viária, com redução de acidentes em trechos recuperados.
- Competitividade logística para o agronegócio, indústria e turismo.
- Menor custo operacional para transportadores e produtores.
- Redução de tempo de viagens entre polos regionais.
- Geração de emprego direto nas obras e indireto na cadeia produtiva.
“Os resultados alcançados pela SIE demonstram o compromisso do Governo do Estado com a reconstrução da malha viária catarinense. Quando assumimos, apenas um quarto das rodovias pavimentadas estava em boas condições. Hoje chegamos a 84%. Esse é o maior salto da história, resultado de planejamento, investimentos consistentes e muito trabalho em todas as regiões”, avalia o secretário da Infraestrutura e Mobilidade, Jerry Comper.
Estrada Boa Rural
Desde a publicação do decreto que regulamentou a Lei do Programa Estrada Boa Rural, o Governo do Estado tem registrado ampla adesão dos municípios catarinenses à iniciativa.
Até o momento, 70 municípios formalizaram pedidos de participação no Programa, referentes ao Trecho 1, o que representa aproximadamente 25% dos municípios de Santa Catarina. As solicitações encaminhadas totalizam cerca de 350 quilômetros de estradas rurais a serem pavimentadas, evidenciando a relevância e o alcance dessa política pública voltada à melhoria da infraestrutura viária no meio rural.
O processo de adesão segue em andamento, e os municípios continuam realizando seus encaminhamentos. A expectativa, diante do grande número de atendimentos prestados pela equipe do Estrada Boa Rural, é de que esse número seja significativamente ampliado até o final do mês de dezembro. Importante destacar que os municípios que não encaminharem o primeiro trecho em 2025 poderão apresentar dois trechos no ano de 2026, conforme as regras do Programa.
O valor global dos 70 projetos apresentados pelos municípios é de aproximadamente R$ 500 milhões.
O post Retrospectiva 2025: ano se consolida pelo maior avanço da malha viária de SC com 84% considerados ótimos apareceu primeiro em Agência de Notícias SECOM.